quinta-feira, 30 de abril de 2009

Chamusca nas grandes decisões...



As duas equipas do nosso Clube, que se encontram ainda em competição oficial, têm este fim de semana jornadas muito importantes para continuar na luta pelos objectivos de uma classificação entre as duas primeiras equipas dos respectivos Campeonatos (na CNB2 e na Taça Nacional - Sul em Sub 16).
Enquanto os Sub 16 irão amanhã a Évora e Domingo recebem o 1.º classificado pelas 15H no Pavilhão da EB 2,3/S da Chamusca, os séniores amanhã pelas 17H, deslocam-se a Torres Novas e no Domingo pelas 18H30 ao Maria Pia (Lisboa).
A Direcção do Clube deseja a todos os jogadores, treinadores e seccionistas mais uma jornada de grande dignidade para as cores do Clube, aos simpatizantes do Basquetebol e do nosso Clube em particular solicitamos o apoio incondicional que tanta falta faz em momentos decisivos.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Minis em Santarém

Reportagem muito bem conduzida e que mostra a vitalidade do Basquetebol.

http://www.tv4semanas.com/

Sub 16 Masculinos com Dupla vitória no Algarve



Dia 25 de Abril - Farense 33 Chamusca Basket 103
Dia 26 de Abril - Tubarões Quarteira 70 Chamusca Basket 73

Dois jogos distintos e que se apresentaram com graus de dificuldade diferente.
Enquanto no Sábado a equipa do Farense se apresentou muito modificada para pior relativamente ao jogo da primeira volta em que tinhamos vencido somente por oito pontos, permitiu à nossa equipa gerir o resultado do marcador, bem como o esforço de alguns dos seus jogadores para a jornada do dia seguinte em Quarteira.
No Domingo com uma entrada desastrada (estivemos a perder por 24 pontos de diferença) quase que deitamos a perder algumas esperanças que a equipa ainda apresenta para poder disputar até à última jornada um lugar na final da prova. Ao intervalo a equipa iria a perder por 15 pontos (43-28), mas uuma segunda parte muito bem conseguida, fundamentalmente na defesa e lançando rápidos contra-ataques permitiram a quatro minutos do fim passar para a frente do marcador e através da linha de lance livre ir amealhando pontos que foram decisivos para a vitória final.
Arbitragens normais e sem influência na prestação das equipas e dos jogadores.

Séniores a marcar passo...



Chamusca Basket 59 C.B.Albufeira 72
A nossa equipa de séniores, continua insegura e a não conseguir refectir em resultados a valia dos seus jogadores, muito por culpa dos adversários, que vão conseguindo anular os nossos movimentos ofensivos, mas também de forma muito eficaz conseguem boas percentagens de lançamentos.
No jogo com a equipa de Albufeira estivemos quase sempre em desvantagem no marcador, ao intervalo já perdiamos por sete pontos, no ínicio de segunda parte ainda conseguimos o empate mas o acerto ofensivo dos algarvios, aliado à falta de eficácia da nossa equipa, acabou por na parte final do jogo, avolumar um resultado, que pelo que as equipas fizeram se ajusta e é merecido para o CB Albufeira.
A equipa de arbitragem (Gouveia e Casinha) ajustaram-se às várias incidências do jogo, não relevando para si as atenções do mesmo, apesar de algumas contestações de ambas as equipas, pensamos terem sido sempre enquadradas dentro daquilo que são as leis de jogo.
A equipa concerteza até final pode e deve alcançar resultados mais positivos e que a podem colocar na parte cimeira da tabela, apelamos à força e união do grupo que será tão importante como tem sido até aqui, a experiência dos seus jogadores, a coesão do grupo podem fazer pensar que este ciclo menos positivo pode ser alterado e entraremos de novo na corrida pelos lugares da frente.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Séniores afastam-se de objectivo

Pinhalnovense 62 Chamusca Basket 58

A nossa equipa entrou bem no jogo estando a vencer ao intervalo (33-30) no terceiro período registava-se um empate a 47, e depois no último período viria a cometer alguns erros estratégicos, nomeadamente na forma como não conseguiu aguentar a pressão dos adversários que nos obrigaram a cometer faltas técnicas e algumas perdas de bola em momentos decisivos.

Fim de Semana Cinzento para os Sub 16

Dia 17 de Abril - Chamusca Basket 63 IEJOTA/Juncal 59
Na Sexta-feira a equipa de Sub 16 Masculinos recebeu e venceu a muito bem organizada equipa do Juncal, equipa que durante a maior parte do tempo de jogo se encontrou a vencer. No entanto a valia individual de alguns jogadores da Chamusca, fez com que fosse possível uma preciosa vitória na luta pelos lugares da frente da Taça Nacional. A arbitragem do jogo esteve a cargo de Jorge Santos e David que em certos momentos tiveram dificuldade em acompanhar a velocidade a que o jogo decorria, avaliando algumas situações muito à margem da dúvida para ambas as equipas, no entanto no final todos eram unanimes em classificar o jogo de muito bom e de bom nível por parte de todos os intervenientes.

Dia 19 de Abril - Santarém 81 Chamusca Basket 66
A nossa equipa apresentou-se cansada, o Santarém Basket muito motivado e com uma boa organização defensiva, a arbitragem foi o melhor que se pode arranjar (palavras dos responsáveis do sector).
Justificações:
- A equipa encontrou-se cansada, o jogo de Sexta-Feira foi intenso, durante este jogo a equipa entrou a perder e esteve sempre a perder, muito pelo bom jogo do adversário mas por outras circunstâncias que não nos compete a nós comentar.
- O nosso adversário entrou bem no jogo, defesa não muito agressiva, mas sabendo controlar o nosso jogo ofensivo, nunca conseguimos parar com eficácia o contra-ataque do adversário, veja-se que a nossa equipa nunca lhe foi permitido baixar a diferença a menos que cinco pontos (muitos turnovers provocados pelos adversários, uns com mérito de quem defendia, outros por nossa falta de eficácia e outros porque assim decidiram os juízes do jogo - Senhores Gouveia e Beirão)
- Quando para um jogo se nomeia o melhor que se pode arranjar, nada se pode comentar sobre o assunto, nós também ficamos com a sensação que foi bem arranjado e bem arbitrado e assim a nossa consciência está tranquila e concerteza de todos os envolvidos (dever cumprido).

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Selecção Sub 14 - 6.º Lugar Nacional entre 18 equipas


A equipa Sub 14 Masculinos contou com a participação de três atletas da nossa equipa (Carapinha, Leandro e Biléu), garantiu uma classificação excelente e teve o seu jogo decisivo no primeiro dia de competição contra a equipa dos Açores, tendo vencido por 13 pontos.

domingo, 12 de abril de 2009

Selecção Sub 16 - 7.º lugar Nacional entre 18 equipas


A Selecção Sub 16 garantiu a presença no grupo A do Basquetebol Nacional.
Estiveram presentes nessa equipa seis atletas da equipa de Sub 16 do Chamusca Basket (Edu, Picão, Redol, Patinha, Rui Tomaz e Sérgio) para além do Professor Manuel Azevedo que era o Treinador.
Os resultados no primeiro dia de competição (derrotas com Aveiro após prolongamento e com Setúbal) ditaram que a Selecção fosse disputar o grupo entre o 7.º e 9.º lugar.
Foi possível constatar que a diferença de qualidade entre as equipas de Braga e Viana do Castelo em relação à Selecção de Santarém era enorme, assistiu-se a três vitórias fáceis e observou-se que algo mais poderia ter sido alcançado, caso no primeiro de competição tivesse surgido alguma vitória.
No próximo ano a Selecção Sub 16 na primeira fase ficará com as equipas do Algarve e de Setúbal.

Séniores de grande nível, condicionados por arbitragem infeliz...

Olhanense 88 Chamusca Basket 87
A nossa equipa deslocou-se ao Algarve com a convicção de que seria possível uma vitória, apesar de várias condicionantes antes do jogo:
- Algumas lesões e impedimentos de alguns jogadores em treinar regularmente;
- Valia da equipa do Sporting Olhanense;
- Arbitragem Algarvia e sem Comissário Nomeado (????) nesta fase parece de estranhar, mas no fim de semana parece que não foi caso único, árbitros de uma época regular a apitar as equipas nos seus distritos...

Depois do jogo foi possível ver a revolta na argumentação dos jogadores da nossa equipa, sem colocar em causa o valor da equipa de Olhão, notou-se alguma falta de ritmo nalguns momentos do jogo por parte da nossa equipa, mas fundamentalmente nos últimos dois minutos de jogo, a nossa equipa teve de conviver com decisões arbitrais duvidosas e que não permitiram uma vitória que seria justa e verdadeira por aquilo que se passou durante o jogo.
Lamentável numa competição onde estão as melhores equipas da CNB2, arbitragens caseiras (leia-se regionais) sem comissários nomeados, levantam muitas polémicas, numa área muito sensível, é que assim a lei do vale quase tudo, passa a ser a dominante (principalmente em jogos equilibrados) por infelicidade para ambas as equipas (a de arbitragem e para as nossas) um dos árbitros já tinha esta época impedido a equipa de sub 16 de vencer também em Olhão, acabando por ser controverso, tomando decisões que originaram uma derrota por 3 pontos, agora novamente e por 1 ponto, apenas pensamos ser infelicidade, mas que teve influência em ambos os jogos, teve e originou duas derrotas para o nosso Clube.
Levantar a cabeça e jogar Basquetebol será a nossa prioridade, calar situações destas também pensamos ser desajustadas enquanto promotores de Desporto, foi enviada exposição para a Federação Portuguesa de Basquetebol, no sentido de "alertar" para situações que pensamos ser desajustadas mas onde e fundamentalmente pensamos ter cada vez mais de existir bom senso e critério, para não cair em polémicas que mais parecem de outros cenários e não de Basquetebol.