segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Sub 16 Masculinos a Sofrer...


A nossa equipa de Sub 16 venceu com muita dificuldade o CDTN/OAB no passado Sábado por 74-63.
O jogo iniciou-se mais tarde do que o previsto, já que a escassez de árbitros, originou a que os nomeados para o jogo tivessem alguma falta de experiência, já que concluíram o curso à pouco tempo, factor que se veio a reflectir no decorrer do jogo, já que a nossa equipa nunca se adaptou à forma de apitar dos árbitros, já que entendia estar a ser prejudicada na forma como os mesmos avaliavam as várias incidências do jogo.
No último período de jogo assistiu-se a várias alternâncias no marcador e com a desqualificação por faltas de 4 jogadores da Chamusca anteveu-se o pior, no entanto os jogadores que saíram do banco entraram decididos a vencer o jogo e alcançaram uma vantagem final que para além de muito importante, quase garantiu a final four na Chamusca nos dias 30 e 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro.
Tivemos oportunidade de falar com o Treinador Manuel Azevedo sobre o jogo: "Foi um jogo emotivo, a equipa de Torres Novas, apresentou-nos novos problemas, o seu querer colectivo surpreendeu alguns dos meus jogadores, a fraca arbitragem para ambas as equipas mas principalmente prejudicando a Chamusca, não é motivo suficiente para a forma desorganizada e desorientada como a partir do meio do segundo período nos apresentamos. Penso que houve exagero na forma como foram apitadas faltas pessoais, técnicas e anti-desportivas aos meus jogadores e ao director da equipa, a inexperiência dos árbitros e a justificação para os seus erros foi corrigida de forma autoritária através do averbamento de faltas, concerteza que não concordei com esta situação mas concordo com as frases de que os treinadores são para orientar as equipas, os jogadores para jogar e os árbitros para arbitrar, se todos fizermos estas tarefas com rigor e competência o Basquetebol vai ser muito melhor. Finalmente uma palavra de muito apreço para os miúdos de ambas as equipas que mostraram bons lances de Basquetebol e souberam sempre perceber que para além de um jogo de Basquetebol está a amizade e a lealdade".

2 comentários:

Anónimo disse...

Como Encarregado de educação e acompanhante de atletas e pagante de cotas (já agora em dia) e cabe-me a noção de imparcialidade de não citar em que clube, estiva a ler o forum do basquetebol e este sitio relativamente ao jogo Chamusca-CDTN e lamento só uma coisa. A falta de solidariedade para que se inicia nas lides de arbitragem, este miudos e miudas são os que ainda se mostram mais disponíveis para estarem presentes, que como se viu a unica pessoa experiente na mesa nem apareceu, as outras fizeram o melhor que sabiam uma vez que o seu curso julgo eu, foi tirado em finais de Dezembro, quanto aos arbitos essses já tem um pouco mais de experiencia e já os vi apitar muitos jogo e as reclamações não foram assim tantas como querem fazer querer. Também já ouvi em muitos jogos acusações graves aos tais arbitros conceituados, Uma coisa só, mais, se me permitem... Como assistente de um jogo de selecção de ABS em Portimão, ouvi um dirigente de Setúbal muito zangado com o treinador da chamusca por chamar preto a um dos seus jogadores.... mais não digo! F Santos

Anónimo disse...

Quanto ao jogo e como Treinador de uma das equipas envolvidas várias vezes tentei junto dos meus jogadores explicar-lhe o que se passava no jogo e até mesmo antes dele começar, já que estava à vista de todos o que iria acontecer, motivado precisamente pela falta de experiência das pessoas que estavam presentes para dirigir o mesmo. Quando pretendi dar o cinco inicial, dez minutos antes do jogo não existia folha preenchida (nem sequer o cabeçalho). Um dos árbitros porque era colega de alguns jogadores de Torres Novas dialogou e aqueceu com eles até aparecer o outro árbitro nomeado oito minutos antes do jogo se iniciar. Mesmo assim nunca da minha parte durante estes acontecimentos intervi com qualquer dos jovens, precisamente pelos motivos que refere (F. Santos) a não ser com o Presidente do Clube. Durante o jogo apesar de discordar dos critérios que estavam a ser seguidos, intervi sempre com educação e correcção, mas manifestei várias vezes a discordância, porque quando não concordamos com alguma coisa devemos intervir, ou não ? Durante o jogo não me foi marcada qualquer falta técnica, precisamente porque não existiu motivos para isso. Desde há muito tempo que conheço o blogue de que fala (aliás sou seu leitor assíduo) nem sequer sou registado para não cair em tentação de dizer palermices que o nosso coração às vezes parece obrigar, e vontade às vezes não me falta, aliás esconder-me em nick´s quem me conhece sabe que não é a minha forma de ser e de estar. Quanto ao comentário que faz sobre a minha pessoa de um dirigente que ouviu dizer "chamar preto", apenas lhe digo que descarregar a sua raiva em mim, pela falta de competência de outras pessoas, é cobardia da sua parte, esse tipo de atitude para que saiba em nada me afecta, só me coloca mais atento a actos cobardes que teimam em persistir sobre aqueles que são os verdadeiros vencedores, durante trinta anos, formei jogadores de qualidade superior, vencedores na vida e no Basquetebol, aliás como facilmente lhe posso fazer chegar informação curricular caso dela necessite. E já agora sobre o seu anonimato, revela o seu carácter, mais não digo... Manuel Azevedo, Treinador sub 16 Chamusca Basket